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Tempos atrás, mesmo em época de guerras, muitas pessoas decidiam se vestir da melhor forma, com meias, luvas, chapéus e outros acessórios. Os homens costumavam andar de terno com casaco e chapéus no escritório. Antes da década de 50, o leque de possibilidades era pequeno, mas as pessoas insistiam em manter a formalidade.

Atualmente, a roupa representa a personalidade de quem a veste e é tida como pessoal e interpretativa, isto é, cada um é livre para usar o que julgar melhor. Em ambientes empresariais, porém, é comum que as pessoas tenham que usar uniformes. Mas, por quê? Em muitos casos, os uniformes vão além de representar a identidade da empresa, marcando também ponto importante na segurança de seus funcionários.

 

Regras para o uso de uniforme

Caso a empresa decida estabelecer regras para que se use uniforme, deverá entender que precisará arcar com custos relacionados a ele. Isso porque precisará fornecê-lo ou pagar pelos custos dele. Porém, se ela estabelece regras para o uso de roupas, ela não se torna obrigada a pagar ajudas de custo ou a comprar uniformes para seus funcionários.

Porém, cabe avaliação sobre essa questão, uma vez que a adoção de uniformes ou até padrões de roupa tem impacto extremamente positivo na imagem da empresa e, consequentemente, no marketing.

Caso opte pelos uniformes, deverá ser entregue junto a eles um termo de responsabilidade para que o funcionário se responsabilize pelo seu uniforme. Igualmente, ao devolvê-lo, o funcionário também deverá assinar um termo informando o que está sendo devolvido.

 

Definição da vestimenta

Adotar um código de vestimenta não necessariamente implica em adotar um uniforme. A depender do tipo de sua empresa, o uniforme pode fazer com que os funcionários combinem mais com a marca dela. Mas, não ofereça ao seu funcionário um conceito vago para a vestimenta, como o “visual casual de negócios”, que não apresenta uma definição clara da roupa que se espera que ele vista.

 

Adequação

Na hora de definir as vestimentas adequadas, cuidado para não discriminar e dar ainda mais incentivo a “políticas” que prejudiquem as mulheres, como maquiagens, decotes, roupas justas, entre outras. Isso é sexista e injusto. Deve-se optar por políticas que permitam aos funcionários saber o que se espera deles, sem deixar nenhum de lado.

 

Identidade visual

A adoção de uniformes também ajuda a promover a empresa. Quer um exemplo? Basta entrar no Mc Donald’s para perceber que os funcionários estão totalmente uniformizados e, em qualquer lugar que você vá, será possível reconhecer a marca pelo uniforme que eles estão usando. Para empresas menores, vale a pena investir em um uniforme elegante e confortável para que seus clientes consigam começar a identificar sua empresa por eles. Caso não seja possível investir nisso, aposte em algum acessório, como um lenço, chapéu ou adesivos que identifiquem seus funcionários.

 

Credito das informações: https://www.cpt.com.br/


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